Nossa História
Em Novembro de 2000, um grupo de capoeiristas e admiradores da cultura popular começou a se organizar a fim de utilizar todo o potencial da Capoeira como instrumento de inclusão social e cidadania. Fundada em 2005, desde então a Associação Civil Capoeira Cidadã já atendeu mais de 3 mil crianças e adolescentes da Cidade de Deus e adjacências. Durante todos esses anos de atuação, conquistamos o reconhecimento de instituições como a Casa da Moeda do Brasil, IPHAN, SEC – RJ, SMC –RJ, MERCK /SA, LAMSA/INSTITUTO INVEPAR, e a UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Desde 2008, a instituição vem recebendo o reconhecimento do seu trabalho, com premiações em editais públicos que possibilitaram a realização de diversos projetos socioculturais, atuantes na promoção da educação, da cidadania e da cultura popular na comunidade assistida.
O projeto Capoeira Cidadã consiste em uma tecnologia social que utiliza a Capoeira como pedagogia, utilizando a própria cultura do assistido como instrumento para aumento da autoestima e desenvolvimento. Nossa equipe conta com alguns professores que foram beneficiários do projeto, o que nos torna ainda mais próximos e facilita o entendimento das demandas de todos.
Atualmente, contamos com a parceria da UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, patrocinadora do projeto através da Lei Rouanet (Ministério da Cultura). No entanto, a instituição ainda carece de recursos para a execução de todas as etapas do projeto.
Quer saber como se tornar um parceiro do nosso projeto?
Envie-nos um e-mail para: contato@capoeiracidada.org.br