Biblioteca Mestre Peixinho
O acervo da Biblioteca Mestre Peixinho instalada, na época, no Centro Cultural Capoeira Cidadã foi disponibilizado ao alcance de todos gratuitamente, incentivando o hábito da leitura, da pesquisa, aumentando a divulgação, o conhecimento e propagando nossa cultura e patrimônio imaterial.
Através do edital de Ponto de Leitura (SEC-RJ), ampliamos o nosso acervo tornando a nossa biblioteca ainda mais acessível a toda comunidade.
A Biblioteca com cerca de 1.400 livros, tais como: literatura infanto-juvenis, cultura popular e literatura de cordel (observando que muitos cordéis foram criados pelos próprios alunos do projeto) além de áudio livros, garantia acessibilidade a todos.
Em homenagem ao consagrado capoeirista carioca, os alunos batizaram o Ponto de Leitura como Biblioteca Mestre Peixinho. Todo seu acervo ficava disponível para empréstimo aos alunos do projeto e toda comunidade pelo prazo de 15 dias para leitura, podendo ser prorrogado.
O resultado deste projeto foi tão positivo que a Biblioteca recebeu uma reforma total na sua decoração através do Programa Decora da GNT, que deixou o espaço mais propício e aconchegante e, sem dúvida, por conta disso, aumentou o prazer da leitura pelos alunos.